Ano passado, minha filha Luísa pediu uma festa com "tooooooodos os amigos dela" quer dizer, os amigos de classe que estudam junto com ela na escola. Topei na hora, sempre quis experimentar a festa na escola que tantas mães diziam que era ótimo, super econômico, e prático.
Realmente, foi a festa mais prática e rápida que já fiz, já que a festa só pode durar o tempo do intervalo de lanche das crianças que é de apenas 30 minutos. Ou seja, "se vira nos 30".
Mas, como toda festa, tem suas minúcias, e passo a passo a seguir. Se não, a gente se perde mesmo. Então, vou passar aqui algumas dicas de como fiz, como faria, e como não farei mais, assim, você pode planejar a festinha do seu filho sem problemas, ou pelo menos, sem passar pelos problemas que eu tive.
Primeiramente, planeje.
Vá até a escola fale com o responsável e veja o que a escola permite que seja feito. O tempo é curto e precisa ser bem aproveitado.
Peça a lista de alunos, assim você podera saber quantos meninos e meninas terá para diferenciar as lembrancinhas.
Verifique o espaço disponível e pergunte sobre a possibilidade de decorá-lo.
Certifique-se de que a escola permite que você convide outras pessoas, caso os avós ou tios se disponham a ir.
Convites:
Faça um convite simples, porém, exato nas informações como data, horário e evidencie que Não precisa levar lanche naquele dia. Deixe claro que o convite é uma celebração da amizade.
Na fase do planejamento:
Fale diretamente com a professora e veja se alguma criança é alérgica a algum tipo de alimento. (Detalhe que passa despercebido, muitas vezes. Mas é super importante.)
Pergunte à professora que tipo de lanche as crianças normalmente comem. Por que? Não posso levar salgadinhos? Pode. Mas dependendo da faixa etária pode ser que essa, apesar de prática, não seja a melhor opção.
Faça opção por sucos, biscoitinhos doces, biscoitinhos de polvilho (petas), bolo simples sem cobertura.
E o mais pratico é que você leve tudo em embalagens de marmitinhas individuais. De preferência, plásticas, para evitar possíveis cortes com as embalagens de alumínio. Dica boa: personalize as marmitinhas com adesivos que você mesma pode fazer caso tema habilidade com programas de editores de imagens. Caso não tenha, vá à uma gráfica. Lá pode ser feito a arte, o corte e a impressão.
Evite encher as crianças de doces e guloseimas, mas também não precisa ser radical, afinal, elas esperam receber lembrancinhas com pirulitos, chocolates, jujubas. Evite os chicletes. Eles não fazem bem em idade nenhuma.
Decoração:
Eu não usei móveis provençais. Aproveitei duas mesinhas juntas e coloquei apenas uma toalha de mesa feita com TNT, os totens com imagens dos personagens e o bolo.
O boli simples, bolo fofo, de buraco, cobertura de chocolate, com granulado colorido e apesar de trabalhar com biscuit, não fiz topo de bolo. Usei as imagens que fiz para decorar as tubetes para decorar o bolo com os personagens.
Mimos:
Não dá tempo distribuir. Então, ponha tudo nas sacolas de lembrancinhas. Mimos, o próprio nome já diz, são um carinho a mais para seu convidado. Mas tenha em mente o principal fator de uma festa na escola. O Tempo. Mimos práticos, por favor.
Lembrancinhas:
Uma ótima opção de lembrancinhas para festa na escola são os kits de colorir.
No meu caso, busquei um kit um pouco mais completo. Além do livro de colorir, no tema da festa, com caixinha de giz de cera e massinhas de modelar, comprei lápis personalizados. Outra boa opção são as bolsas, almofadinhas, kits de pintura em gesso... Coisas que normalmente se usam como lembrancinhas.
OBS: Certifique-se com a professora em que momento você, ou ela, fará essa distribuição. Evite tumulto e problemas desnecessários.
No mais, tenha em mente que menos é mais. A ideia é de um evento rápido, prático e econômico. Não invente muito, não seja espaçosa demais, faça com que as portas da escola estejam sempre abertas para você e novos eventos do seu filho.